SONO
Author

A hora do sono é um problema? Veja dicas aqui!

A hora do sono tem sido um problema?

Quer saber como ajudar seu filho a dormir bem?

 

Vamos antes lembrar o quanto é importante o sono!

O sono é um processo ativo, onde ocorre restauração das atividades cerebrais, como reparação dos tecidos, metabolismo de radicais livre e edição das memórias.  É uma necessidade fisiológica de todos nós, mas em especial das crianças que estão com o desenvolvimento físico e neurológico em plena potência!

A necessidade de sono é muito importante nos primeiros 7 anos de vida. E isso é reflexo desse desenvolvimento cerebral intenso, das secreções hormonais e de todos processos metabólicos que ocorrem durante o sono.

Tudo que acontece na infância tem reflexo na vida adulta. Priorizar um sono seguro e saudável é fundamental.

E é importante o sono e vigília.

O relógio biológico está em desenvolvimento sincronizado com o desenvolvimento do cérebro. Durante o dia (vigília) a criança experimenta e aprende o mundo.

É necessário o sono para que haja reflexão e integração que irá interconectar fatos, habilidades e memória. Além da produção de hormônios e reparação do corpo.

A criança precisa dormir bem, passar por todos estágios do sono para que possa aprender!

E para que esses ciclos aconteçam naturalmente e com qualidade, é importante recordar do tempo aconselhável que o nosso corpo precisa para descansar.

Há uma recomendação da National Sleep Foundation de 2014 que diz:
  • Recém-nascidos: 14 a 17 horas por dia de sono
  • 4 a 11 meses de idade: 12 a 15 horas
  • 1 a 5 anos: 10 a 14 horas
  • 6 a 13 anos: 9 a 11 horas
Criando rotina!

Com tudo isso dito, já vimos como é fundamental criar uma rotina e fazer esse momento ser prazeroso.

Mas, em muitas famílias a hora de ir pra cama é um drama!

As crianças vivem uma rotina estressante e, muitas vezes, não conseguem desacelerar na hora de dormir.

E não há uma fórmula mágica, mas venho trazer algumas dicas que podem ajudar a instalar uma rotina para que esse momento seja mais tranquilo e eficaz.

Antes de dormir:

  1. Alimentação leve
  2. É importante que vá diminuindo os estímulos uma hora antes da hora determinada para dormir. (controlar uso de eletrônicos)
  3. Antes de ir pra cama, ajuda muito se criar um ritual. Exemplo: colocar pijama, tomar um chá, fazer xixi e sempre escovar os dentes!!!
  4. Quarto escuro é o ideal para produção de melatonina – hormônio que ajuda no sono, mas que tem sua liberação no escuro. Se a criança tiver medo, usar um abajur com luz fraquinha deixando o ambiente o mais escuro possível
  5. Tente também uma venda para os olhos para diminuir a claridade (máscaras para dormir)
  6. Pode deixa-la dormir com um travesseiro ou paninho ou brinquedo que mais gostar (isso pode trazer conforto e segurança para algumas crianças)
  7. Pode usar um óleo essencial no ambiente para acalmar, por exemplo: lavanda
  8. Colocar uma música suave bem baixinho

Para crianças mais ansiosas ou agitadas e que solicitam mais atenção:

  1. Pode fazer uma massagem nos pés da criança
  2. Pode colocar uma meditação guiada, existem várias no youtube ou pode gravar uma meditação guiada com a sua própria voz.

 

Uma meditação individualizada com afirmações positivas, trazendo elementos que tragam segurança e acalme a criança.

Abaixo uma sugestão do que pode ser gravada, mas use sua intuição para personalizar a meditação, deixe que as palavras saiam do coração para que sensibilize a criança.

“Agora (nome da criança) irá dormir. Feche seus olhos e respire bem fundo… Você está ficando com sono e seu corpo vai ficando bem relaxado… Você está seguro e seus pais te amam. E agora vc respira mais profundo bem devagar… Seu corpo todo está relaxado… Você é inteligente, saudável e perfeito do jeito que você é. Seu pé está ficando bem pesadinho e vc relaxaaaa… Respira bem fundo…Sua perna está ficando bem pesada e vc relaxa… Agora você vai dormir e descansar. Como eu sou feliz por ser sua mãe… Como eu e o papai temos sorte por ter um filho tão especial. Respira bem fundo…. E sua barriga tb fica pesada e bem relaxada… Os braços relaxados e pesados…. Você é o melhor filho que eu poderia ter. Respira bem fundo… Seus olhos, sua cabeça, sua boca, suas orelhas estão muuuito relaxadas… E agora você vai dormir para descansar e ter um lindo dia amanhã. Eu te amo! Seu pai te ama! Sua irmã(o) te ama…”

Como disse esse é um exemplo.

Todo reforço positivo é importante e será registrado pelo cérebro.

Personaliza sua meditação guiada: fale dos avós, do cachorro se houver, agradeça pelo alimento… Se houver medos da criança reforce que ela está segura, protegida e amparada. Fale das conquistas que a criança realizou naquele dia e que ela é capaz de realizar o que se propor. Que os pais sempre estarão ao lado dando suporte e amor.

Me contem depois com foi a experiência de vocês, vou gostar de saber!

Um abraço,

Naia

Leia mais:  http://naiaodonto.com.br/sono-qualidade/

Avatar
Naia Tonhá Almeida
Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, Atendimento Neonatal, Suporte ao Aleitamento Materno, Odontopediatria e Homeopatia.

Comments are closed.