Função

Função

funcao-ortopedia-funcional

ATM em Função

O bom desenvolvimento dos maxilares é fundamental para o paciente realizar corretamente as funções bucais de: deglutição, fonação e mastigação.

O funcionamento ideal da boca requer um encaixe perfeito entre os dentes e um trabalho equilibrado das articulações (ATM) direita e esquerda.
Para isso a mastigação deve ser bilateral e alternada.

A partir dos 3 anos, quando a dentição de leite se completa, já é possível verificar se a função e o desenvolvimento bucal estão acontecendo normalmente ou se é necessário intervir.

Antes dessa idade a mãe será orientada quanto aos estímulos mais adequados.

Importante:

  • Estimular através da observação e atenção quanto à instalação do padrão correto de respiração nasal.
  • Através da introdução de alimentos com texturas diferentes, iniciando com papinhas até chegar aos duros e secos, requisitar trabalho de toda a musculatura bucal.
  • Observação da ação nociva de qualquer hábito bucal (chupeta, dedo, mamadeira) para o correto desenvolvimento das arcadas dentárias.

Com esses cuidados teremos:

  • Adequado espaço bucal.
  • Arcadas bem desenvolvidas para que todos os dentes se encaixem.
  • Espaço para que a língua se acomode e possa executar suas funções de fonação e deglutição com tônus e postura correta.

O osso, embora duro, é metabolicamente plástico e seu modelamento se dá através dos estímulos dos músculos que participam de toda função oral (mastigação, deglutição, fonação, respiração).

Se alguma dessas funções não estiver coordenada fisiologicamente, o modelamento ósseo se dará de forma inadequada.

A falta de vedamento labial, a postura baixa inadequada da língua, a respiração bucal, a deglutição atípica, a mastigação viciosa unilateral são exemplos de funções orais patológicas que, se mantidas, poderão alterar o desenvolvimento ósseo, gerando a má oclusão.