Bruxismo o que é?

Bruxismo – o que é?

O bruxismo do sono é uma atividade oral caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono e que, geralmente, está associada com despertares. Esse bruxismo pode ocorrer também durante o dia.

A etiologia do bruxismo do sono ainda não está completamente esclarecida. De caráter multifatorial, há citações variadas para seu aparecimento:

• má oclusão
  • hábitos orais
  • condições emocionais alteradas (ansiedade, medo, raiva, etc.)
  • deficiências nutricionais
  • vermes
  • processos alérgicos  – dentre eles a otite, rinite e respiração bucal
  • falta de amamentação

Os sinais e sintomas observados podem ser: desgaste dentário, fratura de dentes, dor orofacial, dor na articulação temporomandibular (ATM), sons de ranger de dentes relatados pelo acompanhante, cefaleia, estresse e ansiedade.

Há controvérsias, mas o que se nota é que sempre há um desequilíbrio oclusal e um componente emocional como fator desencadeador. Dependendo do biótipo da criança o bruxismo pode ser a válvula de escape.

Existe também uma associação entre crianças que não foram amamentadas e a instalação de hábitos bucais e respiração bucal. Dentre os problemas do respirador bucal, podemos citar a infecção das vias aéreas superiores e o edema alérgico e infeccioso das tubas auditivas levando ao aumento da pressão negativa do ouvido médio – esse parece ser um fator provocador. O bruxismo ocorreria como regulador da pressão do ouvido.

O tratamento odontológico visa o equilíbrio oclusal, podendo ser através de desgaste, Pistas Diretas Planas e tratamento ortopédico funcional.

O tratamento médico pode envolver tratamento alérgico ou otorrinolaringológico e o tratamento psicológico consiste na terapia comportamental baseada na higiene do sono e no controle do estresse.